Insuficiência coronária - Sinais e sintomas - Unimed-BH

Saúde Sempre On-Line

Insuficiência coronária - Sinais e sintomas

A dor torácica é um dos sintomas mais comuns da doença coronariana. Essa dor, conhecida como angina pectoris, pode ser em forma de aperto, pontada e queimação e pode se irradiar para as costas, braços, pescoço e queixo. Pode ser precipitada por esforço físico ,estresse emocional ou exposição ao frio e pode ser aliviada pelo repouso ou medicamentos, nos casos de angina estável.Nesse caso essa dor não dura mais que 30 minutos. Nos casos agudos, ela pode surgir mesmo em repouso. Vale lembrar que nem toda dor torácica é de origem cardíaca (angina). A probabilidade de ter doença coronariana varia de pessoa para pessoa. Quem já teve a doença diagnosticada alguma vez tem maior risco de sofrer novos eventos.

Outros sintomas

Em alguns casos, pode haver desmaio, tonteira, falta de ar, náuseas, vômitos e suor excessivo, acompanhados ou não de dor. Esses sintomas, no entanto, não são específicos da insuficiência coronariana. A atribuição desses sinais a um quadro de angina ou infarto depende da presença de fatores de risco e só pode ser feita por meio de avaliação médica.

As mulheres freqüentemente não apresentam os sintomas típicos de doença coronariana e mesmo quando elas experimentam sintomas, eles são freqüentemente considerados atípicos. Ao invés da dor e compressão contínua por cerca de 20 minutos, sentem uma dor (angina) moderada, que vem e vai. Também podem experimentar sintomas que mais parecem azia e indigestão do que doença coronariana. Ou simplesmente se sentir cansadas ou nauseadas.

A falta de sintomas "clássicos" de doença coronariana torna difícil identificá-los e pensar no diagnóstico com subseqüente investigação. É importante para as mulheres falarem com seus médicos sobre tais sintomas atípicos que podem sinalizar doença coronariana e examinar outros fatores de risco que podem ser indicadores.

Minimizar
Fale Conosco   |   Atendimento On-line   |   Unidisk: 08000 30 30 03   |   Críticas e Sugestões   |  Reajuste Coletivo   |   Política de Privacidade   |   Estatuto Social
ANS