Alô Saúde - Unimed-BH

Conheça a Estrutura de Atendimento


A Unimed-BH oferece a maior rede de laboratórios, clínicas e hospitais credenciados da Grande BH.

Glossário

Conheça os significados dos mais variados termos, expressões e palavras usadas cotidianamente na Unimed-BH e no setor de saúde em geral.

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Alô Saúde

Liga para o Alô Saúde e desligue o achômetro

Com o Alô Saúde você tem um médico por perto 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Basta ligar 4020-4020 para tirar suas dúvidas por meio do serviço gratuito de orientação* médica por telefone da Unimed-BH

Treinados de acordo com as convenções mundiais de telemedicina e com protocolos científicos de atendimento, eles aconselham sobre doenças, interações entre remédios e seus efeitos. E também podem indicar o caminho certo a seguir para o melhor atendimento em cada caso, inclusive em situações de urgência/emergência, recomendando outros serviços de saúde quando for necessário. 

Ter um médico com quem contar a qualquer hora do dia ou da noite é sinônimo de comodidade e pode evitar deslocamentos desnecessários a pronto-atendimento, assim como a automedicação. 

E o melhor: para utilizar esse serviço, não há custo adicional no plano. Você pode ligar quantas vezes quiser, pagando apenas o custo de uma chamada para telefone fixo, mesmo se a ligação for originada de fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O 4020-4020 também marca e desmarca consultas e exames, além de tirar dúvidas sobre planos. Esse atendimento é realizado de segunda a sábado, das 7h às 21h.

O Alô Saúde autoriza 100% dos exames e procedimentos médicos

Para a autorização de exames e procedimentos, tenha sempre à mão o cartão Unimed-BH e a guia com o código, descrição do procedimento e o número de registro do médico solicitante (encontrado no carimbo do médico na guia de serviços da Unimed-BH). Esse atendimento é realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Dicas para agilizar as autorizações via Alô Saúde

  • Peça ao médico para preencher corretamente a Guia de Serviços, com letra legível.
  • Todos os campos da Guia de Serviços são obrigatórios – solucione suas dúvidas com o seu médico na hora da consulta.
  • O preenchimento incompleto da Guia de Serviços pode causar transtornos na hora da autorização.

O Alô Saúde pode ajudar em inúmeras situações, como:

  • Em casos em que seja preciso aconselhamento médico e orientação sobre o que fazer diante de uma situação de saúde.
  • Em casos em que seja preciso aconselhamento médico e orientação sobre o que fazer diante de uma situação de saúde.
  • Para informar-se sobre problemas de saúde agudos (como uma dor abdominal, por exemplo) e crônicos (como dúvidas sobre a doença diabetes).
  • Esclarecer dúvidas cotidianas sobre sintomas de doenças, nutrição e até sobre o uso de medicamentos já prescritos. 
  • Tirar dúvidas sobre a utilização do plano e dos serviços oferecidos pela Unimed-BH.
  • Atenção! O Alô Saúde não substitui a consulta médica, não faz diagnóstico e não é o serviço de acionamento de ambulâncias da Unimed-BH. Para solicitar atendimento da Atenção Pré-Hospitalar (APH) deve-se ligar para o Unidisk (0800 030 30 03) e escolher a opção 3 no menu de autoatendimento. 

    Tire suas dúvidas sobre o atendimento do Alô Saúde

    O que é necessário para ser atendido pelo Alô Saúde?

    Apenas um telefone (fixo ou móvel) para fazer a ligação, o cartão de cliente Unimed-BH ou o nome completo e data de nascimento. Após responder algumas perguntas para preenchimento dos dados cadastrais (número do cartão ou nome completo), você será direcionado para o médico que irá atendê-lo*. Por questões de segurança, a ligação é gravada do início ao fim.

    Posso ligar quantas vezes quiser?

    Sim. Além de ser gratuito e exclusivo para clientes Unimed-BH, o Alô Saúde não tem limite de ligações. Você paga apenas o custo de uma ligação para telefone fixo, mesmo que a chamada seja originada de fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

    O atendimento do Alô Saúde substitui a consulta com meu médico?

    Não. O Alô Saúde ajudará caso você não consiga encontrar seu médico quando se sentir mal. O serviço também serve para esclarecer dúvidas sobre sintomas de doenças e dosagens de medicamentos já prescritos, além de recomendar a conduta mais adequada em cada caso. Se for necessário, você será orientado* a marcar uma nova consulta com seu médico para investigar a fundo os sintomas apresentados.

    Posso ligar em caso de uma dor de cabeça, febre ou diarreia?

    Sim. Você pode falar com um médico a qualquer hora para receber orientação* sobre dores ou qualquer sintoma que esteja incomodando.

    Posso ligar para me informar sobre uma doença específica?

    Sim. Você poderá conversar com nossos médicos sobre qualquer doença, sintoma, remédio ou exame.

    O médico vai receitar um tratamento por telefone?

    Não. Ele apenas orientará sobre quais medidas devem ser tomadas e qual especialista consultar para ter a assistência adequada.

    Toda vez que eu ligar falarei com um médico?

    Se sua dúvida for sobre saúde, sim. Os profissionais darão as orientações necessárias para cada caso. 
    É importante que você descreva bem o que está sentindo, para obter a recomendação dos cuidados adequados. Que poderá ser um atendimento de urgência e emergência.**

    Como o médico faz um atendimento sem me ver?

    O profissional analisa a gravidade do caso relatado pelo paciente. Em mais de 60% das chamadas, é possível orientar os clientes a tomarem atitudes proativas em relação à saúde, a fim de evitar a automedicação e a acomodação em casos caracterizados como urgência ou emergência.

    Como são registradas as informações que eu forneço durante o atendimento?

    Toda a conversa é gravada e as informações são registradas no prontuário eletrônico de cada paciente, permanecendo sob sigilo médico. Elas estarão sempre disponíveis para outros médicos da equipe, para consulta em outros atendimentos.

    O que acontece se alguém utilizar o serviço  fornecendo os meus dados?

    Cada usuário tem um prontuário eletrônico, composto pelo histórico de atendimentos a ele realizados. 
    Se alguém usar seus dados de identificação, seu prontuário ficará com informações erradas e incompatíveis com seu histórico.

    Posso usar o Alô Saúde para elogiar ou reclamar de um serviço da Unimed-BH?

    Sim. Para fazer elogio, reclamação ou sugestão, você pode ligar para o Unidisk (08000 30 30 03) ou, ainda, registrar sua manifestação no formulário disponível no Fale Conosco.

Responsável Técnico: Valéria Ballardin - CRM 28251

(*) Resolução CFM 1671/03

(**) Resolução CFM 1451/95

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